Sequência de Ensino: estatística e probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental

Organizadores:
Rúbia Juliana Gomes Fernandes
Guataçara dos Santos Junior.

Editora: EDUTFPR

Edição:

Ano publicado: 2022

Número de páginas: 111 p.

ISBN: 978-65-88596-45-6

Descrição

Devido às enormes transformações vivenciadas pela humanidade no final do século XX e início do XXI, em função dos avanços tecnológicos e do fluxo contínuo de informações que circulam nos diversos contextos sociais, têm-se colocado o conhecimento Estatístico em um plano privilegiado. Desde muito cedo, na década de oitenta, alertava-se que, para ser um cidadão verdadeiramente, o sujeito necessitaria ter habilidades para ler, calcular, pensar e conjecturar a respeito das informações a ele apresentadas (RUNBERG; MASON, 1988). É com base nesse contexto que hoje se entende que, para uma cidadania plena, as pessoas precisam ter construído o seu pensamento estatístico, sendo ele tão essencial como a habilidade de ler e escrever.

Lopes (1998, 2003 e 2008), em seus estudos, continua à frente de seu tempo há quase três décadas, destacando a importância de que haja um trabalho pedagógico efetivo no que trata dos conhecimentos de Estatística no campo educacional. Cabe destacar que são fundamentais os saberes estatísticos na formação do cidadão, na medida em que as pessoas estão expostas as informações e saberes estatísticos diariamente, já que estes são veiculados pela mídia. Tais informações podem influenciar decisões importantes que, por diversas vezes, pela ausência ou fragilidade de conhecimento na área, são aceitas e incorporadas como verdades, tornando o cidadão vulnerável a interpretações errôneas que não expressam a realidade.

A educação escolar pode ser uma grande aliada nesse processo de esclarecimento das pessoas, pois busca formar cidadãos críticos frente às demandas sociais atuais. Para isso, objetiva que todos os alunos tenham subsídios para desenvolver habilidades para a vida social contemporânea, de forma que eles possam posicionar-se de maneira significativa em seu meio social.