Descrição
O presente livro é fruto de estudos e investigações de pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, interessados na temática de professores principiantes e da inserção à docência, que têm demarcado suas produções em congressos sobre essa área, com destaque para o Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, cuja quarta edição foi realizada no ano de 2014, em Curitiba, no Brasil, sob a organização do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com o Grupo de Investigação Idea da Universidade de Sevilha, na Espanha. Trata-se de uma coletânea de nove capítulos voltados à discussão de contextos, programas e práticas formativas de professores principiantes e em inserção à docência, destacando-se o estudo da temática direcionada tanto aos professores principiantes na educação básica como para na educação superior, bem como a preocupação com os desafios atuais na formação dos professores de língua de sinais e os desafios das políticas públicas educacionais para a formação inicial de professores. Os textos foram produzidos por um conjunto de 16 autores/pesquisadores, vinculados a diferentes universidades brasileiras, uma universidade estrangeira e programas de pós-graduação em educação. Os textos de modo algum esgotam a temática; revelam, no entanto, a necessidade da pauta no cenário da educação brasileira, com a discussão de programas e práticas que subsidiem a incorporação de novas qualidades ao desenvolvimento profissional docente.