Descrição
O livro Educação de surdos em debate está inserido na linha de produção de conhecimento vinculado à abordagem socioantropológica sobre o sujeito surdo. Nela, autores surdos e ouvintes e professores pesquisadores de diversas universidades brasileiras e do exterior abordam importantes temas relacionados à educação dos surdos. Assim sendo, a leitura do livro proporciona ao leitor a possibilidade de adentrar nas discussões sobre: as contribuições contemporâneas de produção de conhecimento científico deste grupo; as implicações metodológicas e curriculares de uma educação bilíngue para surdos; o preconceito presente em um caso de uma acadêmica surda; os estudos atinentes a surdos no século 21; a Libras na trajetória do povo e da comunidade surda; a relevância do Novo Deit-Libras para a educação bilíngue deste alunado; o trabalho pedagógico e o envolvimento parenteral com crianças surdas implantados dentro de uma perspectiva bilíngue; os desafios profissionais instituídos com base em uma perspectiva bilíngue educacional; as políticas para a educação de surdos em Portugal; as (im)possibilidades da inclusão de surdos em contexto bilíngue no ensino médio; a Literatura surda; a cultura e identidades surdas; a formação docente para atuar na educação de surdos; a história da educação dos surdos; e a educação do índio brasileiro. Todos os textos instigam educadores e pesquisadores a compreender e transformar a educação dos surdos.