Teaching English to the visually-impaired: a handbook for brazilian teachers

Autora: Miriam Sester Retorta

Editora: EDUTFPR

Ano de publicação: 2017

Edição:

Número de páginas: 142p.

ISBN: 978-85-7014-201-6

Gostaria de um relançamento da versão física deste livro? Se sim, escreva para livraria@utfpr.edu.br.

Descrição

Este e-book e audiobook foi concebido com base em experiências vividas por alunos videntes de Letras em pré-serviço e por mim, a professora da disciplina de Linguística Aplicada, em um curso de extensão de língua inglesa para pessoas com deficiência visual oferecido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Durante 5 semestres, desde março de 2014, nossa sala de aula tornou-se um ambiente no qual os alunos com deficiência visual, os graduandos videntes em pré-serviço e eu aprendemos e ensinamos uns aos outros sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e das tecnologias assistivas para cegos, a fim de estabelecer uma comunicação e a aprendizagem da língua inglesa. No final do curso, o grupo decidiu compilar o material didático pensado, criado e desenvolvido coletivamente, especialmente para pessoas com deficiência visual. Assim, nasceu a ideia do e-book e do audiobook. O e-book é um manual para o professor, no qual descrevemos, em detalhes, o que e como trabalhamos cada tópico, enquanto o audiobook foi gravado para os alunos com deficiência visual e apresenta atividades de oralidade e explicações de gramática. Além disso, o e-book traz indicações a respeito de como o professor pode utilizar exercícios do audiobook. Logo, as duas obras devem ser usadas em complementaridade.