Descrição
Este livro tem como objetivo apresentar um estudo sobre o gênero textual resenha acadêmica, a fim de apontar subsídios para o processo de ensino-aprendizagem desse gênero (e de semelhantes), em especial, referentes ao emprego de verbos utilizados para citar o autor do livro a ser resenhado. Utilizamos como pressupostos teórico-metodológicos autores da área da linguagem como Authier-Revuz (2001) e Maingueneau (1997, 2001), que estudam formas de discurso relatado (DR); e autores do interacionismo sociodiscursivo como Dolz e Schneuwly (1998), que apresentam operações de linguagem envolvidas numa ação de linguagem materializada sob a forma de texto, por último, Bronckart (2003, 2006), que propõe um quadro teórico para a análise de textos. Os resultados mostram que são diversos os verbos que podem ser usados para relatar o discurso numa resenha, que se referem às operações de linguagem, pois, o escritor da resenha, ao descrever o livro, interpreta as operações de linguagem desenvolvidas pelo autor do livro. Desse modo, a dificuldade dos alunos para empregar os verbos adequados para introduzir o DR está intrinsecamente ligada ao fato de que eles não compreendem as operações de linguagem desenvolvidas pelo autor do livro resenhado. Para a produção de resenhas e de gêneros semelhantes, é necessário dominar as diversas operações de linguagem envolvidas na leitura do livro, adequando a construção de sentido.