Propostas didáticas inovadoras: recursos e estratégias para o ensino de ciências

Autoras: Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade (org.);
Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha (org.).

Editora: EDUTFPR

Ano de publicação: 2019

Edição:

Número de páginas: 254p.

ISBN: 978-85-7014-212-2

Descrição

Este livro tem como objetivo apresentar propostas de sequências didáticas para o ensino de Ciências, Biologia, Física e Química para a educação básica. Os capítulos são resultados de partes de pesquisas de mestrandos e professores do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. Buscou-se, por meio dessas pesquisas, a construção de propostas significativas que possam ser utilizadas por outros professores da educação básica em seu cotidiano escolar. A orientação que permeia as propostas é a de que as sequências didáticas podem auxiliar o professor na prática escolar, por meio de atividades interativas que utilizam diferentes recursos e estratégias didáticas, a fim de que possam ser desenvolvidas em diferentes espaços escolares e não requeiram alto custo de materiais para sua execução. Os capítulos apresentam discussões teóricas que embasam as propostas, de tal maneira que o professor possa compreender a elaboração das atividades e, assim, consiga adaptá-las a sua realidade escolar. Ao todo, são onze capítulos que abordam diferentes conteúdos e temáticas do ensino de Ciências, tais como: proposta interdisciplinar para o ensino de Ciências; atividades para a aprendizagem de comportamento e identificação de golfinhos; compreensão da tabela periódica; bingo da tabela periódica; elaboração de artigos científicos no ensino médio; escrita para surdos; biocombustíveis, óxidos e poluição; filmes para a aprendizagem de biomas mundiais e conceitos de eletrodinâmica.