Professores principiantes e a inserção à docência: contextos, programas e práticas formativas

R$30,00

Autor(es): Flávia Dias de Souza (Org.)

Editora: EDUTFPR

Ano publicado: 2016

Número de páginas: 203p.

ISBN: 978-85-7014-166-8

Dimensões: 23x 16x 1,7cm

Peso: 372g

Em estoque

Descrição

O presente livro é fruto de estudos e investigações de pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, interessados na temática de professores principiantes e da inserção à docência, que têm demarcado suas produções em congressos sobre essa área, com destaque para o Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, cuja quarta edição foi realizada no ano de 2014, em Curitiba, no Brasil, sob a organização do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com o Grupo de Investigação Idea da Universidade de Sevilha, na Espanha. Trata-se de uma coletânea de nove capítulos voltados à discussão de contextos, programas e práticas formativas de professores principiantes e em inserção à docência, destacando-se o estudo da temática direcionada tanto aos professores principiantes na educação básica como para na educação superior, bem como a preocupação com os desafios atuais na formação dos professores de língua de sinais e os desafios das políticas públicas educacionais para a formação inicial de professores. Os textos foram produzidos por um conjunto de 16 autores/pesquisadores, vinculados a diferentes universidades brasileiras, uma universidade estrangeira e programas de pós-graduação em educação. Os textos de modo algum esgotam a temática; revelam, no entanto, a necessidade da pauta no cenário da educação brasileira, com a discussão de programas e práticas que subsidiem a incorporação de novas qualidades ao desenvolvimento profissional docente.

Informação adicional

Peso 372 g
Dimensões 23 × 16 × 1,7 cm