Descrição
Esta coletânea é fruto de reflexões teóricas realizadas no campo da educação, com ênfase no desenvolvimento profissional docente. A diversidade de autores, oriundos de distintas Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no cenário brasileiro e alguns advindos do contexto internacional, revela uma multiplicidade de relações entre as temáticas que se entrecruzam na centralidade da rede de aprendizagem em foco. Os estudos e pesquisas articulam-se em torno de três temáticas: aprendizagem docente na formação inicial e inserção profissional; políticas e processos de avaliação da aprendizagem docente; e, aprendizagem em serviço e desenvolvimento profissional docente. A constituição da profissionalidade, em tempos de profundas e complexas transformações nos cenários sociais e educacionais, projeta-se em um grande desafio, especialmente quando se insere a compreensão de que um sujeito não nasce professor, pelo contrário, constitui-se como tal por meio de processos que ocorrem durante um longo período. O contato com a prática profissional se interpõe como um elemento primordial para a conjuntura de formação de professores que, no decorrer da aprendizagem profissional, vivenciam diferentes fases da formação, sendo que o que deveria ter um destaque são os momentos de aprendizagem que envolvem as práticas docentes. Assim, o eixo articulador dessa obra se pautou na reflexão sobre os processos formativos do professor, desde a formação inicial até o desenvolvimento profissional, passando pela prática docente, considerando como o princípio da relação entre o conhecimento teórico e o conhecimento prático no contexto da realidade educativa e relatando experiências formativas que contribuíram com essa formação.