Descrição
Este trabalho apresenta uma análise estrutural de Little Dorrit, de Charles Dickens, baseada na teoria das molduras, de Erving Goffman, no livro Frame analysis: an essay on the organization of experience, que trata da organização da interação social. Os objetivos aqui são, primeiro, demonstrar que os elementos estruturais do romance – estrutura, enredo, personagens, ponto de vista, espaço/tempo e ação – são apresentados e desenvolvidos dentro de molduras literais, que pertencem ao nível superficial da narrativa. Segundo, analisar estes elementos estruturais de acordo com suas funções temáticas dentro de molduras metafóricas, que são inerentes ao nível profundo da narrativa. Terceiro, provar a existência de quebras em todas as molduras formadas por elementos estruturais e temáticos e comprovar que tais quebras refletem a maneira como a ação e interação dos personagens ocorre na história; em outras palavras, como a interação social é organizada dentro da história. Quarto, provar como a estrutura do romance e seus personagens revelam a maneira pela qual a sociedade vitoriana tentava controlar o indivíduo dentro de limites materiais e espirituais. As conclusões a que chegamos foram enfatizadas por meio da análise da simbologia expressa nos gráficos usados neste trabalho. Isto nos ajudou a explicar a relação entre personagens/romance e indivíduo/sociedade.