Descrição
Este livro apresenta a produção de graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Curitiba elaborados durante a disciplina Didática da Matemática, uma optativa ofertada ao curso no 2º semestre de 2016. O objetivo da disciplina era o de estudar e discutir fundamentos teóricos da didática da matemática como campo de práticas e pesquisas, possibilitando aos licenciandos compreender as implicações das concepções sobre o ensino da matemática, as quais interferem no planejamento e nas ações da prática do professor. Para atingir este objetivo, pretendeu-se desencadear a atividade dos estudantes a partir da necessidade de pensar a organização do ensino e estabelecer as ações e operações de aprendizagem sobre a docência. Cada ação de aprendizagem, na disciplina, teve então um aspecto intencional (direcionado a um objetivo) e um aspecto operacional (definido pelas condições para sua concretização). Assim, as três principais ações dentro da disciplina referiam-se: à leitura e discussão de textos previamente definidos, referentes ao formar-se professor; aos estudos sobre práticas escolares e desafios de organização do ensino de conteúdos matemáticos escolhidos pelos estudantes e à investigação sobre a prática de sala de aula a partir de uma questão formulada individualmente pelos licenciandos. Os registros reflexivos de alguns dos estudantes desta disciplina compõem este livro e revelam que se formar professor exige a busca contínua de possibilidades e condições para a organização do ensino, considerando a especificidade do conteúdo a ser ensinado, as características de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, as condições do ambiente escolar, entre outros aspectos que envolvem o planejamento e o trabalho em sala de aula.